Natação Infantil

Natação Infantil

Natação Infantil

Os benefícios da natação já são bem conhecidos dentro da modalidade, por isso, acaba sendo um dos motivos que mais leva os pais a matricular os filhos na natação.

Por ser uma modalidade que trabalha o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos físico, psicológico e social, a natação tem se mostrado um excelente exercício para o público infantil e adolescente e com uma boa frequência nas aulas, a prática melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus muscular da criança, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força e a velocidade; desenvolve habilidades psicomotoras, como a lateralidade; amplia as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espaciais, temporais e de ritmo; além de aumentar a sociabilidade e a autoconfiança. O exercício na piscina ajuda também a tranquilizar o sono, estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias, e o sistema imunológico fica mais fortalecido pois desde cedo é submetida a mudança de temperatura e sua capacidade de desenvolver anticorpos aumenta favorecendo sua resistência, melhorando, assim, a resistência do organismo. Além dos benefícios relacionados à saúde do aluno, a natação também proporciona experiências e vivências. Ao decorrer das aulas a criança perceberá como é o seu ritmo, limitações, suas habilidades e potencialidades.    

Proporciona noções de sobrevivência em casos de acidentes no meio líquido, desenvolvendo segurança e autoconfiança.

Uma pesquisa feita pelo Riley Hospital for Children, da Universidade de Indiana (EUA), mostrou que a obesidade infantil pode aumentar as chances de hipertensão quando as crianças atingirem a idade adulta. A natação pode evitar esse problema: em uma hora de aula, perde-se até 600 calorias.

Enfim os motivos para a pratica da natação são: diversão, desafio, bem-estar pessoal, relacionamento social, prevenção de doenças, atividade terapêutica, estética corporal, prevenção de problemas posturais e ortopédicos, condicionamento físico, reconhecimento social, rendimento esportivo, influência de terceiros, ambiente físico, facilidade de horário e de acesso ao local de prática, características específicas do tipo de exercício físico, custo, metodologia de ensino-aprendizagem e empatia com o professor. (IBID)

A parceria entre professor e pais é fundamental para um bom rendimento. É importante os pais manterem a frequência nas aulas e a confiança no profissional, buscando também saber quem é este que cuida de seu filho e ao professor cabe manter os alunos entusiasmados, desafiados e felizes.

Fale Conosco