Fisioterapia Pélvica

Fisioterapia Pélvica

Fisioterapia Pélvica

A fisioterapia pélvica é uma opção de tratamento para incontinência urinaria e fecal, infecção urinária recorrente, bexiga hiperativa, prolapsos genitais, constipação intestinal, disfunções sexuais femininas e masculinas (vagisnismo, dispareunia, dor pélvica crônica, disfunção erétil, ejaculação precoce) e também disfunções miccionais na infância.

O fisioterapeuta especialista realiza a avaliação cinesiofuncional para identificar a causa da patologia. Após a avaliação é definido um plano de tratamento personalizado para cada paciente, utilizando recursos como:

Treinamento muscular do assoalho pélvico: São realizados exercícios específicos para os músculos do assoalho pélvico com o objetivo de resgatar a função dos músculos, fortalecimento, resistência, propriocepção e melhora da coordenação.

Biofeedback: Alguns pacientes têm dificuldade em contrair ou relaxar os músculos do assoalho pélvico corretamente. Neste caso, pode ser utilizado o biofeedback eletromiográfico ou de pressão, este aparelho capta a contração muscular do assoalho pélvico e transmite a resposta ao paciente através de um sinal visual e sonoro. Desta forma o paciente consegue visualizar se está realizando uma contração e relaxamento corretamente.

Cones Vaginais e Ben Wa: Os cones vaginais são pequenas capsulas de várias cores e pesos variados, que são inseridas no canal vaginal que auxiliam na correta contração dos músculos do assoalho pélvico e consequentemente no fortalecimento do mesmo. As Bolinhas de Ben Wa contribuem para uma melhor conscientização do assoalho pélvico.

Eletroestimulação: A eletroestimulação promove a contração dos músculos do assoalho pélvico, auxiliando para uma maior ativação muscular e promovendo maior conscientização da região, além de auxiliar no ganho de força muscular. Ela também pode ser utiliza em paciente com bexiga hiperativa para normalizar o equilíbrio entre os neurotransmissores e consequentemente diminuindo a hiperatividade vesical.

Dilatadores Vaginais: São cilíndricos e possuem vários tamanhos são utilizados como coadjuvantes no tratamento de pacientes tem dor na relação sexual (dispareunia, vaginismo) e estenose do canal vaginal.

Liberação Miofascial: É uma técnica utilizada relaxar e liberar os pontos dolorosos na região pélvica.

Terapia comportamental: Além dos todos os recursos já mencionados a terapia comportamental é muito utiliza nos consultórios, ela envolve mudança em alguns hábitos que se torna fundamental para a evolução do quadro do paciente. Dentre elas estão, ingesta hídrica, redução do consumo de alimentos estimulantes, posicionamento adequado para a micção e evacuação, entre outras mudanças que serão orientadas pelo fisioterapeuta após uma criteriosa avaliação.

Fale Conosco

SERVIÇOS RELACIONADOS